English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


                  JOÃO AMAZONAS                                                        MAURICIO GRABOIS




                                                        VEREADOR JAMIL MURAD

Jamil propõe homenagem a Amazonas e Grabois na Câmara de SP

Os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula (PCdoB) convocaram o dia 29 de novembro, às 19 horas, Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo em comemoração ao centenário de nascimento de dois históricos líderes do Partido Comunista do Brasil, João Amazonas (1º/01/1912 – 27/05/2002) e Maurício Grabois (2/10/1912 – 25/12/1973).
O evento será feito em parceria com a Fundação Maurício Grabois. Na ocasião também haverá coquetel de lançamento dos livros Meu verbo é lutar - a vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore; Maurício Grabois - uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino; Vidas, veredas: paixão - memórias da saga comunista e PCdoB: 90 anos de luta em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo.

“É uma homenagem importante não só para nós, comunistas, mas para os brasileiros de maneira geral. Se hoje vivemos um período de democracia, de ascensão das forças políticas populares, progressistas e de esquerda ao poder, de maior inserção social e soberania nacional é porque pessoas como eles lutaram, e muito, pelo Brasil. E o nosso povo deve saber disso. Eventos como este ajudam a tornar conhecidas vidas dedicadas ao desenvolvimento do país”, justifica Jamil.

Natural de Belém do Pará, João Amazonas entrou no partido em 1935, depois de conhecê-lo através da ANL (Aliança Nacional Libertadora). “Desde esse momento, não dei outro passo na vida que não fosse no mesmo caminho do movimento revolucionário”, declarou certa vez Amazonas, conforme depoimento publicado em biografia lançada pela Câmara Federal e organizada pelo jornalista Pedro Oliveira.

Paulista de Campinas e criado em Salvador (BA), Maurício Grabois entrou no Partido em 1932. “No levante da Aliança Nacional Libertadora (ANL) de 1935, Maurício Grabois estava no olho do furacão. Em seguida, mergulhou fundo na clandestinidade para ajudar a manter o fio que sustentaria o mínimo de organização do Partido Comunista do Brasil — o jornal A Classe Operária. Mesmo nos tempos mais duros da repressão do Estado Novo, ele e mais alguns jovens intrépidos — entre eles, Amarílio Vasconcelos — mantiveram na ativa o órgão central do Partido”, escreveu o jornalista Osvaldo Bertolino, autor de livro sobre o dirigente.

Ambos, Amazonas e Grabois foram cruciais em momentos difíceis de luta pela democracia e tiveram papel preponderante, por exemplo, na reorganização do partido em 1962 e na Guerrilha do Araguaia, principal movimento de oposição armada à ditadura militar do qual Grabois foi comandante. Nas matas do Sul do Pará, Grabois foi morto lutando pela libertação do país.

Um dos principais alvos da Chacina da Lapa – que visava destruir de vez a direção nacional do PCdoB em 1976 – Amazonas conseguiu escapar da morte por estar, na ocasião, na China. Anos mais tarde, Amazonas, ainda presidente do PCdoB, foi um dos incentivadores da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 1989 e foi seu defensor até 2002, quando faleceu aos 90 anos.

“Amazonas foi o eminente dirigente do PCdoB, um dos mais importantes ideólogos da causa revolucionária em nosso país, destacado batalhador da aplicação da teoria marxista à realidade própria do Brasil”, assinalou Renato Rabelo, presidente do Partido, em artigo recente.

Ao tratar de Grabois, o presidente do partido destacou em outro artigo: “Ao lado de Amazonas e [Pedro] Pomar, Grabois foi artífice e dirigente da reorganização histórica do PCdoB em 1962. E, alguns anos depois, comandou uma frente de resistência heroica à ditadura militar, liderando os combatentes que se embrenharam na selva amazônica e protagonizaram a famosa Guerrilha do Araguaia. Nela, Grabois tombou em combate, em 25 de dezembro de 1973, aos 61 anos. Também no Araguaia tombou seu filho André Grabois, junto com outras dezenas de guerrilheiros que combateram o bom combate em prol de um Brasil democrático com justiça e igualdade para seu povo”.


Fonte: Portal do vereador Jamil Murad

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


   João Amazonas                             Maurício Grabois  


 PCdoB comemora 100 anos do nascimento dos dois maiores lideres comunistas do partido neste mes de novembro de 2012.



_________________________________________________________________________________


Comissão Política define tarefas pós-eleitorais do PCdoB

Reunida em Brasília, a Comissão Política Nacional do PCdoB emitiu nesta quinta-feira (8) nota que traça as tarefas dos comunistas brasileiros após as eleições municipais de 2012. O texto aponta a participação e as conquistas do Partido em todo o território brasileiro no pleito deste ano.
O documento ressalta a eleição de 56 prefeitos, 85 vice-prefeitos e 976 vereadores comunistas. “Em importantes capitais brasileiras, os comunistas, mesmo não logrando êxito eleitoral, protagonizaram campanhas que atingiram parcelas expressivas do eleitorado. As amplas chapas de vereadores projetaram também a legenda do PCdoB a novos patamares.”

Os êxitos do Partido são atribuídos aos “programas e propostas defendidos pelo partido perante o eleitorado, à militância e sua capacidade de mobilização e aglutinação de camadas mais amplas do povo, e, finalmente, às lideranças comunistas, candidatos e dirigentes partidários, que encabeçaram o esforço”, explica a nota.

“Terminadas as eleições, cabe aos comitês estaduais e municipais iniciarem, de imediato, o balanço político dessa grande batalha, examinar a fundo os fatores da força e das insuficiências partidárias, e traçarem o planejamento das novas tarefas partidárias”, indica a CPN.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Tarefas do Partido para o período pós-eleitoral

1. O PCdoB disputou eleições em mais de dois mil municípios e conquistou importantes vitórias políticas e eleitorais. Elegeu 56 prefeitos, 85 vice-prefeitos e 976 vereadores. Nos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores e que têm dois turnos, o Partido foi o que, proporcionalmente, mais cresceu, triplicou sua votação e alcançou a 6ª colocação entre os mais votados. Em importantes capitais brasileiras, os comunistas, mesmo não logrando êxito eleitoral, protagonizaram campanhas que atingiram parcelas expressivas do eleitorado. As amplas chapas de vereadores projetaram também a legenda do PCdoB a novos patamares. Aumentou em 36% o número de prefeitos, 31% a votação a vereadores e 61% o número de vereadores eleitos, numa acumulação gradativa de sua força eleitoral. A CPN congratula-se com o esforço realizado por todo o partido, em todos os estados, desde a militância até os candidatos que o tornaram possível;

2. O êxito se associa, como afirmado ao final do primeiro turno, aos programas e propostas defendidos pelo partido perante o eleitorado, à militância e sua capacidade de mobilização e aglutinação de camadas mais amplas do povo, e, finalmente, às lideranças comunistas, candidatos e dirigentes partidários, que encabeçaram o esforço;

3. Isso foi alcançado no seio de uma importante vitória da base de sustentação do governo Dilma, sobretudo das forças à esquerda, ao tempo em que reduziu as forças de oposição, notadamente com a derrota imposta em São Paulo a um de seus maiores expoentes. Com isso reforça-se a possibilidade de marchar rumo a 2014 pela continuidade e aprofundamento das mudanças necessárias ao país sob a liderança de Dilma Rousseff. Tal resultado, vale enfatizar, se deu em meio a intensa ofensiva midiática do julgamento da Ação Penal 470 no STF;

4. Terminadas as eleições, cabe aos comitês estaduais e municipais iniciarem, de imediato, o balanço político dessa grande batalha, examinar a fundo os fatores da força e das insuficiências partidárias, e traçarem o planejamento das novas tarefas partidárias. Especial atenção deve ser dada nessa análise aos esforços despendidos nos 300 maiores municípios do país, alvo principal do esforço definido no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido. O Comitê Central se empenhará para participar de todas essas reuniões dos comitês estaduais para ter uma visão de conjunto mais concreta tanto do balanço como do planejamento subsequente;

5. O planejamento deve estar associado com o posicionamento político partidário em função dos resultados eleitorais. Esforço importante é aquele em relação aos municípios que elegeram Executivos com o apoio do PCdoB: definir o papel e lugar do partido na administração com vistas a acumular expressão política e social que favoreçam o cumprimento do programa vitorioso nas urnas e propiciar maior força partidária a serviço do projeto definido. Também entram em pauta as discussões iniciais do projeto eleitoral do Partido para 2014; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores precisam estruturar os seus mandatos em sintonia com as direções e os atuais deputados e senadores do Partido, além de se buscar, desde já, a definição das lideranças atuais e novas que possam disputar as próximas eleições com vistas a ampliar a presença partidária nas Assembleias Legislativas, no Congresso Nacional e em possíveis disputas para governos estaduais;

6. Aos prefeitos e vice-prefeitos comunistas eleitos, acompanhados pelos respectivos comitês, é essencial definir os planos e a composição de governo, a definição dos secretários e as primeiras medidas das novas administrações. A direção nacional estabelecerá uma agenda para um Encontro Nacional dos 56 prefeitos eleitos, visando articular forças para um bom desempenho dos mandatos;

7. Os Comitês Estaduais deverão realizar desde já Encontros com os vereadores eleitos. Aos vereadores que irão iniciar seus novos mandatos, é imprescindível definir suas áreas prioritárias de atuação e suas equipes de trabalho e a posição do Partido diante dos novos prefeitos. Todos esses mandatos precisam se articular em torno dos novos projetos partidários, em especial 2014, como também na esfera da ação de massas. Cursos partidários deverão ser providenciados para os que são novos no partido. Importante destacar o papel das mulheres eleitas, preparando sua participação, junto com as Secretarias de Mulheres, no Seminário Poder e Políticas Públicas para as Mulheres, em São Paulo, em 8 e 9 de dezembro;

8. Na linha de acumulação estratégica de forças do Partido, o planejamento na frente política institucional deve se desenvolver conjuntamente com a intensificação do papel dos comunistas nas diferentes lutas sociais, fonte permanente de crescimento do partido, de ampliação de sua inserção política e social e base segura para conquistas de novas vitórias. O mesmo quanto a retomar a aplicação da linha político-organizativa traçada no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, atualizada com o debate do balanço partidário, para o que será realizada reunião nacional da frente de organização em janeiro de 2013.

9. O ano de 2013 será de Congresso Nacional do Partido, ocasião para tonificar a fundo toda a vida partidária. Nesse sentido, desde já, precisa ser retomado o esforço por amplas filiações ao partido e o desenvolvimento do projeto do Curso do Programa Socialista em ampla escala.

A Comissão Política Nacional
Brasília, 8 de novembro de 2012

domingo, 4 de novembro de 2012


PCdoB elege 56 prefeitos, sendo 5 em grandes cidades

No segundo turno das eleições, os eleitores foram às urnas em 50 cidades, sendo 17 delas capitais. Com a consolidação dos resultados do 2° turno, o PMDB aparece como partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2012. O partido elegeu 1.023 prefeitos, o que representa 18,39% dos municípios do país. Na lista dos partidos com maior número de prefeitos eleitos em 2012 aparecem o PSDB (702), PT (635), PSD (497) e PP (469). O PCdoB elegeu 56 prefeitos. 
Nas capitais, o partido que mais elegeu prefeitos foi o PSB (5), seguido pelo PT (4), PSDB (4), PDT (3), PMDB (2), PP (2), DEM (2), Psol, PSD, PPS e PTC, com 1 prefeito cada. 

No chamado G-85, grupo composto por 26 capitais e 59 cidades com mais de 200 mil eleitores, concentrando 50,8 milhões dos eleitores, ou seja, 36,2% do total, o PCdoB aparece em sétimo lugar, com quatro prefeitos eleitos. Nesse grupo, o PT lidera, com 16 prefeituras, seguido pelo PSDB (15), PSB (11) e PMDB (6).

Confira a lista completa do número de prefeitos eleitos por partido.

PMDB 1.023
PSDB 702
PT 635
PSD 497
PP 469
PSB 442
PDT 311
PTB 295
DEM 278
PR 275
PPS 123
PV 95
PSC 83
PRB 78
PCdoB 56
PMN 42
PTdoB 26
PRP 24
PSL 23
PTC 19
PHS 17
PRTB 16
PTN 12
PPL 12
PSDC 9
PSOL 2
Todos os Partidos 5.532
Resultado indefinido 36 municípios

Redação do Vermelho, com agências