English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 20 de janeiro de 2013


Sobre o Sindicato de Profissionais em Educação Municipal de Catanduva.

Caros companheiros,

            É chegada a hora de dar os passos decisivos rumo à criação de uma organização sindical que realmente represente os interesses e as necessidades dos que trabalham nas escolas municipais de Catanduva. Faz mais de um mês que terminou o período eleitoral e já temos a indicação oficial de quem será a próxima pessoa a ocupar a cadeira-maior da Secretaria Municipal de Educação durante a gestão Vinholi. Resta-nos, agora, unir-mos, professores e demais profissionais da educação. A luta sindical não pode parar. As eleições do SIMCAT serão dentro de três anos, mais ou menos. Todavia, não há razões para ilusão em relação ao SIMCAT – todos os, professores e demais profissionais da área da educação, sabem que qualquer chapa de oposição corre o sério risco de ser posta à margem do processo eleitoral, dada a facilidade e a matreirice com que os sindicalistas pelegos e anti -demoráticos conseguem alterar as disposições estatutárias relativas à composição e à escolha da diretoria sindical.
             A saída para o encaminhamento da luta dos professores e profissionais da educação em Catanduva está na criação de um sindicato onde quem manda seja, de fato, o professor e o profissional em educação, que está em sala de aula e no dia a dia das escolas. Trata-se de um empreendimento que já foi feito em várias cidades, dentre as quais, a cidade de São Paulo, onde o SINPEEM (Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal) já tem mais de vinte anos de existência e 70.000 filiados. No ano passado, estive em São Paulo onde conversei com o Sr. Donizete da diretoria do SINPEEM e ele me mostrou-nos todas as instalações e o funcionamento do SINPEEM. Contou-me também da experiência acumulada em função do processo de criação do sindicato de educadores municipais, que decorreu da paralisia e da degeneração do sindicato dos funcionários públicos municipais que, àquela altura do campeonato, estava sob a influência de políticos burgueses e conservadores. Depois da conversa com o responsável pelo SINPEEM, fácil foi perceber que, ao contrário do que se poderia pensar, não será um bicho de sete cabeças o processo de criação de um sindicato de trabalhadores da educação municipal de Catanduva. Basta consciência e alguma coragem.
Para que possamos dar início aos procedimentos relativos ao registro cartorial dessa nossa organização sindical, teremos que formular um estatuto para ser discutido e aprovado em assembleia – e para tanto poderá servir de modelo o estatuto do SINPEEM, com as devidas alterações. Numa futura assembleia, além do estatuto, deve ser aclamada uma gestão provisória, responsável pela legalização do sindicato e pela organização das atividades sindicais, até que tenha lugar o próximo processo de eleição sindical.Está em anexo a esta mensagem o estatuto do SINPEEM, para que possamos ler refletir e, por conseguinte, formular o nosso próprio estatuto sindical.
              Por fim, e sob a perspectiva de debater e traçar as próximas ações a serem tomadas, será preciso que agendemos uma nova reunião, mais fechada e seletiva, entre os professores e demais trabalhadores da educação interessados na organização do sindicato. Depois disso, cabe a realização de uma reunião mais ampla, com pessoas razoavelmente confiáveis e minimamente dispostas a ajudar na divulgação dentro das escolas.

FICA AQUI O CONVITE PARA TODOS OS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE CATANDUVA, E DEMAIS PESSOAS INTERESSADAS, A PARTICIPAR DA 1ª REUNIÃO SOBRE A FORMAÇÃO DESTE SINDICATO QUE ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS NA RUA PERNAMBUCO Nº 156, CENTRO, CATANDUVA/SP, QUARTA FEIRA, DIA 23 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 18:00h.
CONTAMOS COM A DIVULGAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS

Saudações Socialistas...

MARCOS GIL

Arquiteto e Urbanista e Presidente do PCdoB de Catanduva 
Contatos : (17 ) 3523-4197 e (17) 9166-9724